Café Filosófico
Tema: A Ciência é masculina ?
Convidado: Professor Àttico Chassot (prof. do curso de Filosofia e da pós-graduação stricto senso do IPA, com vários livros e artigos publicados - curriculum - ver : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do)
Quando? Sábado, 29/05
Que horas? 15:00 às 17 horas
Onde? Livrária Nova Roma rua Gen. Câmara 394 , centro
Rua da ladeira
Sinopse: Partindo do princípio de que não somos sociedades machistas por acaso, são analisadas três vertentes que nos constituíram como humanos no mundo ocidental: a grega (os mitos e a filosofia), a judaica (cosmogonia e a torá) e a cristã (Apóstolo Paulo e outros doutores da Igreja Cristã). Discute-se as (des)contribuições destas três raízes que nos fizeram assim. A Ciência não é uma exceção e também a filosofia, a arte, a religião e o esporte evidenciam marcas machistas. Na Ciência essa análise pode ser feita por muitos indicadores, por exemplo, listagem de prêmios Nobel. Ao se destacar a presença de algumas mulheres cientistas – Hipátia, Marie Curie, Margareth Mead – se traz duas hipótese para possível superação do machismo na Ciência: uma sócio-histórica e outra biológica. A palestra quer contribuir para que tenhamos uma sociedade menos desigual quando às diferenças de gênero.
Livro disponível: CHASSOT, Attico. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora UNISINOS. (2009, 4ª. ed.) 2003
Finalidade do Café Filosófico:
Com periodicidade mensal (todo último sábado de cada mês - exceto no período de férias) esta atividade do curso de Licenciatura em Filosofia do centro Universitário Metodista do IPA que visa o diálogo com a cidade sobre os mais variados assuntos, à partir de uma perpectiva filosófica.
Entrada Franca!
Evento com Certificação
terça-feira, 25 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário